Um dos brechós mais legais que visitei na Itália foi o Superfly Vintage, em Milão. Fica em uma rua muito especial, a Ripa di Porta Ticinese/Navigli, que contorna o Canal Naviglio Grande. De um lado e de outro, o que se veem são brechós lindos, lojas de antiguidades, de discos de vinil, de vinhos, sebos, mas também lojas modernas, que abrigam novos criadores, bons restaurantes, espaços culturais, bares e, aos sábados, uma feira de rua.
Três pessoas já tinham me recomendado o Superfly. Por isso, eu estava muito curioso
para conhecer, e não me decepcionei. A decoração do lugar é linda. Percebe-se que cada roupa foi realmente escolhida, garimpada, pesquisada para estar ali. Como de costume, corri até a arara de camisas e logo em seguida pensei “Por que fui inventar de vir aqui?” Quando penso assim é porque o brechó é muito bom! Dá vontade de levar tudo: os casacos são divinos! E os vestidos, bolsas, objetos de decoração, malas têm a cara do lugar
Mas a surpresa maior veio quando comecei a conversar com Roberto Crespi, dono do Superfly. Ele me contou toda a história do brechó, seu sistema de funcionamento, quem garimpa as peças, qual é o público, e até as referências das estampas de alguns vestidos. Roberto é italiano, mas sua mulher, Emília Ramos, é brasileira! Conforme ele ia me falando de sua clientela brasileira, eu ia identificando vários nomes de estilistas famosos aqui do Brasil, artistas plásticas, atrizes.
O Superfly existe há vinte anos e, quando se fala em vintage em Milão, todas as pessoas que entendem de moda imediatamente indicam o brechó.O curioso é que conversando com Roberto ele me contou que na Itália, assim como no Brasil, durante muito tempo foi muito forte a associação de roupa usada à pobreza e morte (roupa para quem não tem dinheiro ou de “defunto”). Me contou que a valorização do vintage na Itália também é algo recente mesmo em Milão, uma das capitais da moda no mundo, e que a maioria de seu público ou é ligada ao universo da moda ou à musica e às artes em geral.
Agora o melhor eu deixo para o final: Roberto e Emília vem passar férias no Brasil e farão um brechó em São Paulo, no final de janeiro, com as roupas trazidas direto da loja de Milão.
Para quem ama vintage, o verdadeiro e original, principalmente as décadas de 1960 e 1970, esse brechó é imperdível! Anote o endereço:
Loja temporária no Beco do TU
Av. Pedroso de Morais, 793
De 21 de janeiro a 5 de fevereiro
Tel.: 7385 9619 e 2528 3261
http://www.superflyvintage.com/
AHAZA!
TonyJr e Brechó Vintage de Luxe Rua Humberto I, 999, Vila mariana , São Paulo, Sp. Tel: (11) 2574-1337 Tony Jr no facebook
Olá!
ResponderExcluirMeu nome é Larissa Viegas e sou repórter do Jornal O Povo, de Fortaleza (CE).
Irei produzir uma revista da agência Casablanca Turismo chamada Fora de Casa e uma das pautas é sobre brechós pelo mundo. Adorei as fotos do Superfly Vintage e gostaria de saber se você poderia me passá-las em alta resolução. Pode ser geral, do espaço em si, da fachada, das araras e dos acessórios, de detalhes e das roupas.
Preciso também do nome do fotógrafo, para dar crédito na foto.
Meu e-mail é lahviegas@gmail.com
Obrigada desde já!