Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Corset, para urar e abusar

Um verão superfeminino, o de 2011, com um toque bem mais lady like que a temporada passada, extremamente sexy. Isso não quer dizer que a sensualidade não exista; ela vem bem mais sutil e delicada, com peças inspiradas em lingerie; o clima boudoir deixa tudo muito suave, com um certo toque de romantismo. Os corsets chegam em coleções de diversas marcas. E, enquanto o verão não chega, você já pode começar a desfilar com essa nova tendência nos dias mais quentes da primavera.


Os corsets são peças inspiradas nos antigos espartilhos, muito usados até o século XIX, na Belle Époque. Já ganharam suas versões fetichistas e, agora, retornam à moda de uma forma muito mais delicada, como uma peça-chave para deixar o look mais feminino e sofisticado no verão 2011. Mas não se preocupe: esses corsets não vêm para apertar a cintura e dificultar a respiração! Eles apenas são mais estruturados que os outros tops, e ficam bem ajustados ao corpo.

Depois de aparecerem nos desfiles das grandes semanas de moda nacionais e internacionais, começam a dar as caras nas vitrines. A temporada traz diferentes modelos, para agradar a todos os gostos e estilos. Algumas marcas apostaram em releituras mais básicas, sem detalhes e aplicações – apenas com a estrutura que pede a peça. Outras, já apostaram nas misturas de materiais, tecidos mais sofisticados, recortes diferenciados, amarrações, rendas, transparências e bordados refinados. Os decotes são variados: predomina o tomara-que-caia, mas os modelos meia-taça também aparecem, em forte alusão à lingerie. As cores, em geral, são mais suaves: neutros claros, tons pastéis e candy colors dominam a cena.

No verão 2011, os corsets vão do trabalho às festas mais formais; tudo depende do modelo e da forma de usar. Com jeans, calças de sarja e outras peças mais casuais, ele fica urbano e moderno; com bons acessórios pode, sem dúvida, entrar em uma balada. Vai ainda sobreposto a vestidos, ou sob camisas; combinado com blazeres, são ótimos para o trabalho. Já coordenado com peças mais sofisticadas, como saias de cintura alta, feitas em tecidos requintados, como sedas e rendas, e complementos refinados, vai tranquilamente a qualquer festa que exija mais capricho na produção. E aí, vai aderir ao corset no próximo verão?

Consultório de moda

Posso usar transparência sem expor muito o corpo? A transparência é ideal para criar o visual neorromântico deste verão. Para driblar excessos, jogue com sobreposições: um top de seda, um corset acinturado ou mesmo um body do mesmo tom da transparência. Se quiser uma pegada moderna, escolha peças de cores contrastantes. Você nunca vai errar se usá-la à noite, seja numa balada, num jantar romântico, seja numa festa de casamento. Para o dia, dá para arriscar composições despojadas em cores claras e tecidos casuais. No trabalho é proibido.

Quais os cuidados com as sobreposições de cores no visual? Nesse caso, a pessoa pode fazer um contraste ou tom sobre tom no seu visual.

Pessoas mais descoladas adoram contrastes; usar uma cor fluorescente que está em alta no momento pode ficar ótimo, e ajuda a quebrar o visual muito monocromático e sem graça. Outra maneira de usar cores sem se perder é usar tons que se aproximam ou são da mesma família como, por exemplo: rosa claro com pink, verde claro com verde mais escuro, cinza com preto, bege e branco…

Usar brilho durante o dia é permitido? Usar ou não brilho durante o dia vai depender muito do estilo de cada pessoa, da ocasião e do brilho também. Se for usado com bom senso, com certeza, pode sim. Saiba avaliar a ocasião, o tecido, a quantidade de brilho e pensar se ele estará em harmonia com o ambiente. O brilho é permitido, lógico. Afinal, a moda deve ser democrática.

É chique estampa num look de festa? Nesta estação, as estampas estão em todos os momentos, do mais casual ao mais sofisticado, e combinam com o clima tropical. Para arrasar e atrair todos os olhares, um belo longo estampado é muito chique, sem contar que você será a mais moderna da noite. Os complementos devem ser simples, como uma minicarteira e sandálias altas.

Tony Jr & Brechó Vintage de Luxe
Rua Humberto I, 999, Vila Mariana, São Paulo, Sp.
Tony Jr no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário