Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Documentário evoca a moda e o grande amor de Yves Saint Laurent

MOSTRA O estilista francês Yves Saint Laurent teve uma vida fantástica e invejável, como prova o documentário “O Louco Amor de Yves Saint Laurent”, estréia na direção de Pierre Thoretton. Narrado em primeira pessoa por Pierre Berge, companheiro de longa data do estilista, o documentário passeia por 50 anos para contar a apaixonante história do casal. Berge relata os fatos com uma paixão contagiante, e se utiliza de uma franqueza admirável para expor os bons e maus momentos deste meio século de relacionamento.



Yves e Pierre se conheceram no funeral de Christian Dior, grande nome da alta costura falecido em 1957. Com pouco mais de 20 anos na época, o promissor Yves já era um nome forte no mercado da moda graças ao seu talento exibido nas coleções que criou para a Maison Dior, da qual foi desligado quando foi forçado a servir o exército alguns anos depois.








Foi no começo da década de 60, sem o suporte de uma grande grife, mas com reconhecimento sólido no mundo fashion, que Yves, com o apoio irrestrito de Pierre, se lançou no mercado e começou o grande império que foi sua marca.


Sob o olhar de Pierre, o longa acompanha os passos de Yves desde seu início até seu falecimento, cobrindo eventos grandiosos e abrindo velhas feridas, sempre a esbanjar carinho, mesmo em relatos difíceis, como o período em que o estilista se entregou às drogas e sucumbiu aos excessos da fama.






Exemplo raro no mundo gay, Pierre e Yves viveram uma história de amor à primeira vista que ultrapassou décadas, sempre juntos e extremamente apaixonados, como confirmam os relatos de seus amigos entrevistados pelo diretor.




Com a morte de Yves, Pierre resolve se desfazer da extensa coleção de arte que eles possuíam, o que levou a famosa Galeria Christie’s a executar um dos mais milionários e concorridos leilões dos últimos tempos.


O filme acompanha o desapego de Pierre às peças e emociona a cada tomada de cena que invade o ambiente em que eles viveram e agora começa a ficar vazio. Fica claro neste ponto que, apesar de todo o luxo e ostentação, é o sentimento que vale. E o amor nitidamente ainda está vivo em Pierre, ressaltando que as lembranças valem mais tudo aquilo.


Obrigatório para quem gosta de moda, “O Louco Amor De YSL” é uma deliciosa viagem ao mundo da alta costura. Resgate de imagens de desfiles e bastidores revelam todo o glamour que envolvia a criação de Yves.






O público poderá relembrar – ou conhecer – suas coleções mais famosas, e ter acesso ao mecanismo que as envolvia: seus exageros, os processos criativos e a intensa busca na inovação da moda, que foram sua marca. Mais que um registro histórico, o filme é uma verdadeira declaração de amor à moda, às artes, ao luxo e, principalmente, a Yves.

TonyJr e Brechó Vintage de Luxe
Rua Humberto I, 999, Vila mariana , São Paulo, Sp.
Tel: (11) 2574-1337
Tony Jr no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário